@blogdakatiah no Instagram

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Endometrióse


Bom Dia Amoras e Amores! Mais uma semana começando e com divisão de mês em, finalizamos Outubro e começaremos Novembro na mesma semana.

E para começar a semana, Vamos Falar de Saúde? Com um tema direcionado as mulheres já que estamos no mes especial de prevenção né, não só do câncer de mama (o mais abordado) mas sim, de todos os exames de rotina que precisamos fazer. A endometriose nao é um assunto abordado no dia a dia, e muitas mulheres nem sabem o que é e só a descobrem quando infelizmente são diagnosticadas.



O QUE É ENDOMETRIOSE?

É uma doenca inflamatória que geralmente comprometem os orgaos genitais femininos. E conceituada como a presença fora do útero (nas teompat, ovarios, ligamentos uterinos, peritonio, bexiga, intestino e outras ligações) de um tecido com características funcionais similares às do endométrio (camada que reveste o interior do útero e é responsável pela formação da menstruação).



QUAIS OS SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE?

A cólica menstrual (dismenorréia) é o principal sintoma assossiado a doença. Outros sintomas como dor na relação (dispareunia) e dores abdominais, não clínicas, também podem estar presentes.


COMO DIAGNOSTICAR?

Diversos sao os métodos utilizados para tentar estabelecer o diagnóstico da endometriose.

* Ultra-som pélvico transvaginal
* Ressonância magnética
*Enema de bario de duplo contraste
* Ecoendoscopia baixa (ecocolonoscopia)
*Ultra-som pélvico transvaginal com preparo intestinal
*Urografia excretora

Todas as informações aqui escrita retirei de um Instagram muito bacana e explicativo chamado @nucleoendometriose. Eles também possuem um site com maiores informações a respeito porém, nada substitui uma consulta com um ginecologista OK mulheres? Ah! Essa matéria e o site também servem para vocês filhos, namorados, noivos, esposos etc... Informação nunca é demais.





Beijos, até mais.